A Unitapajós

A Unitapajós é uma joint venture entre Amaggi e Bunge, que nasceu com a missão de contribuir para o desenvolvimento logístico do agronegócio brasileiro.

A Unitapajós é uma joint venture entre Amaggi e Bunge, criada em 2013, com a missão de contribuir para o desenvolvimento logístico do agronegócio brasileiro. Ela nasceu com o objetivo de possibilitar o escoamento de grãos através do corredor norte pela hidrovia Tapajós-Amazonas.

No ano de 2016, foram agregados nesta parceria a Estação de Transbordo de Cargas em Miritituba (Itaituba-PA) e o Terminal Portuário de Barcarena (Barcarena-PA), onde são carregados navios mercantes que levam o produto para várias partes do mundo.

 

A rota de escoamento

 

Mato Grosso

Os grãos das maiores regiões produtoras seguem por caminhão pela BR-163 até a Estação de Transbordo em Miritituba, no Oeste do Pará.


Itaituba-PA

Após percorrer uma distância de 1.100 quilômetros, a carga é colocada em barcaças que navegam o Rio Tapajós, passam pelo estreito de Breves e chegam ao Terminal Portuário da Unitapajós, em Barcarena, Pa.


Terminal Portuário de Barcarena-PA

Após o percurso que dura até cinco dias, a carga chega ao Terminal de Uso Privado da Unitapajós em Barcarena, onde será armazenada para posteriormente ser embarcada em navios graneleiros, rumo ao exterior. A maior parte da soja e milho embarcados em Barcarena segue para a Ásia e Europa.

 

Nossa missão, visão e valores refletem nosso propósito e são o norte de todas as nossas ações.

Missão

Contribuir para o desenvolvimento logístico do agronegócio brasileiro, realizando serviços de navegação fluvial e operações portuárias, através das melhores práticas em saúde e segurança ocupacional, qualidade, meio ambiente e responsabilidade social.

Visão

Ser referência na operação de logística portuária e hidroviária na região Norte do Brasil.

Valores

Integridade, trabalho em equipe, pioneirismo e inovação, empreendedorismo, credibilidade, excelência em segurança e saúde ocupacional, respeito ao meio ambiente, comunidades e aos nossos parceiros.

Primeiro navio a carregar soja no Terminal Portuário em Barcarena/PA. Metade da carga era de soja certificada.

Nossa história

2013

Criação da Unitapajós, empresa de navegação que representa uma alternativa mais eficiente, econômica e rápida para o escoamento dos grãos Brasileiros para o mundo.

2014

A Unitapajós é oficialmente inaugurada.
O Centro Educacional Ambiental (CEA) inicia suas atividades.

2016

A Unitapajós deixa de ser uma empresa somente de Navegação e agrega o complexo Miritituba-Barcarena, anteriormente Bunge, ao seu patrimônio.

Em julho de 2016, Bunge e Amaggi ampliam a parceria com a aquisição - por parte da Amaggi - de 50% da Estação de Transbordo de Cargas em Miritituba e do Terminal Portuário em Barcarena, ativos que formam o complexo portuário Miritituba-Barcarena.

2017

Chegada da 3ª embarcação Diesel-Elétrico de propulsão Azimutal própria: o empurrador João Ugliengo.

2018

A empresa supera a marca de 3 milhões de toneladas movimentadas no corredor hidroviário.

2019

A Unitapajós recebe autorização da marinha para fazer viagens dentro do corredor hidroviário com 25 barcaças em um comboio. No mesmo ano, o Terminal de Barcarena passa a ser o primeiro a carregar o calado de um navio até a marca de 13,80m, ante a marca anterior de 13,50m.

2020

Com uma frota atual de 92 barcaças, 5 empurradores e uma capacidade de movimentação anual de 3,5 milhões de toneladas de grãos, a Unitapajós confirmou a viabilidade logística do corredor Norte como opção aos portos do sul e sudeste do país.

Os valores e compromissos institucionais assumidos pela Unitapajós encontram-se reunidos em nosso Código de Ética, que tem aplicação obrigatória entre todos os colaboradores.

Nossa governança é apoiada pelo nosso Código de Ética, documento que estabelece diretrizes para os processos exigidos e comportamento esperado de todos os colaboradores da Unitapajós em suas atividades diárias e na relação com as partes interessadas.

 

Para nós, a ética é o ideal de comportamento humano esperado nas relações sociais e que norteiam a busca do bem comum, através da prática de igualdade, liberdade, democracia, justiça e exercício da cidadania. Ser ético é muito mais do que não praticar condutas ilícitas ou não fraudar. A própria omissão diante do conhecimento de possíveis violações: é igualmente considerada conduta antiética.

Conheça o Código de Ética da Unitapajós.

Fazer download

Canais de Denúncias

 

Qualquer violação ao Código de Ética da Unitapajós pode ser notificada pelos públicos interno e externo por meio de nosso canal de denúncias. Através dele, é possível fazer sugestões, reclamações, queixas e denúncias de procedimentos indevidos, de maneira estritamente confidencial.

0800-6470-004 e 0800-2004-060