Socioambiental

 

Nosso crescimento só faz sentido se acompanhado do desenvolvimento socioambiental das comunidades em que operamos.

O respeito ao meio ambiente e às comunidades locais são valores da Unitapajós, mas nosso compromisso com a sustentabilidade vai além: é parte de quem somos e é a essência do nosso negócio. A navegação pelo rio reduz significativamente o trajeto percorrido por milhares de caminhões nas estradas brasileiras, que levam os grãos produzidos no Centro Oeste para os portos de escoamento. Isso significa que, ao abrir o caminho para o modal hidroviário em complemento ao rodoviário, geramos reduções não apenas na distância percorrida até os portos, mas também na emissão de CO2.

Além de aprimorar o sistema de escoamento da produção agrícola brasileira, atendemos uma crescente demanda por alimentos de forma mais eficiente e sustentável. Buscamos promover o equilíbrio entre crescimento econômico e responsabilidade socioambiental, conduzindo projetos que geram um impacto social positivo nas comunidades e no meio ambiente. Neste sentido, atuamos juntos às comunidades locais e poder público em 3 diferentes frentes: educação ambiental, geração de renda e proteção à criança e ao adolescente.

Proteção à criança e ao adolescente

Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente: após a realização de um diagnóstico, identifcamos a necessidade de organizar uma rede de proteção social que possibilitasse o controle e acompanhamento dos casos de exploração sexual em todas as etapas - da denúncia até o acompanhamento psicológico. A partir disso, foram criados, fomentados e instruídos grupos de trabalho com atores locais que, juntos, construíram cartilhas para a sensibilização da rede, definição de papéis, criação do fluxo de trabalho e redefinição da política pública existente nos municípios de Itaituba e Barcarena, no Pará. O trabalho de fortalecimento da rede incluiu visitas e reuniões nos conselhos tutelares, Ministério Público, CMDA, Polícia Militar, Bombeiros, Secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, Comércio, Trabalho, Indústria e Prefeitos.

 

Programa "Na mão Certa"

Realizado em parceria com a Childhood Brasil, o programa é voltado ao combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras, através da sensibilização de caminhoneiros e formação de multiplicadores. Em 2018, o programa ampliou sua atuação com a primeira ação nos modais aquaviários.

O programa conta com um processo de educação continuada, que estabelece a troca de experiências e informações sobre o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Monitoramento ambiental

Na Unitapajós, buscamos estabelecer cadeias de valor transparentes e sustentáveis. Por isso, temos progredido em nosso objetivo de criar ferramentas que monitoram e gerenciam dados referentes à segurança, eficiência energética, geração de resíduos, uso da água, dentre outros fatores. Sabemos que a sustentabilidade do nosso negócio está conectada com a melhoria contínua da gestão de temas críticos do planeta e da sociedade. Há um longo caminho a percorrer e estamos investindo para gerar impactos cada vez mais positivos. Nossos programas incluem:

  • Programa de Gestão de Ruído;
  • Programa de monitoramento da qualidade da água superficial;
  • Programa de monitoramento das vias de acesso;
  • Programa de monitoramento de fauna terrestre e ictiofauna;
  • Programa de controle de pragas e vetores;
  • Plano de gerenciamento de resíduos sólidos;
  • Plano de Emergência Individual.
 

Geração de renda

Empreendedorismo Sustentável: Em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a iniciativa envolve as Comunidades da Fazendinha, Furo do Arrozal, Vila de Itupanema, Vila Nova, Vila União, Vila São José, Renascer em Cristo e Ilha Trambioca, e visa o apoio ao desenvolvimento socioeconômico da população local.

Além da geração de renda, o programa tem o papel fundamental no empoderamento das comunidades, buscando incentivar o protagonismo das pessoas em busca do desenvolvimento local. As ferramentas de engajamento e capacitação incluem encontros com líderes locais e cursos como artesanato e turismo rural. Desde a criação do projeto, foram promovidas atividades como feiras gastronômicas e de biojóias na Comunidade da Fazendinha, Ilha Trambioca e em eventos da prefeitura municipal.

Em 2020 foi desenvolvido nas comunidades Fazendinha e Vila de Itupanema o “Movimento Proteger”, projeto criado pela Unitapajós onde os participantes foram orientados na produção de máscaras de proteção individual e em sua comercialização. O projeto é protagonista na região e colabora para o resgate da renda e autonomia de famílias que perderam doente de recursos devido à Pandemia causa pelo Covid-19. O “Movimento Proteger” já alcançou 32 famílias promovendo capacitação, transformação social e geração de renda de cerca de R$ 35.000,00 para as comunidades participantes.

Educação

Centro de Educação Ambiental (CEA): O programa de Educação Ambiental do Terminal de Barcarena é executado desde 2014 em parceria com a UFRA e tem sua base no Centro de Educação Ambiental dentro do próprio Terminal Portuário de Barcarena, com ações externas e internas recepcionando a população local, atores públicos e colaboradores UNITAPAJÓS. O programa é executado em alinhamento com as secretarias municipais visando a sensibilização das crianças de escolas vizinhas por meio de hortas comunitárias, atividades relacionadas a conservação da fauna silvestre, palestras nas escolas e passeios na trilha ecológica Unitapajós. Confira o que já foi realizado no CEA nos últimos 7 anos:

 
31.621 pessoas
impactadas
 
17 Bolsas para
Jovens
 
5 instituições
Parceiras
 
63.301 mudas
produzidas
 
02 TCCS de
Graduação

Voluntariado: Nossa iniciativa de voluntariado é voltada ao desenvolvimento comunitário através de educação, incentivando a prática da leitura entre crianças por meio de doação de acervo, formação de mediadores e reforma de espaço de leitura nas escolas.

Unitapajós de Portas Abertas: A UNITAPAJÓS promove visitas guiadas às unidades da empresa com o objetivo de apresentar suas atividades, produtos e operação. A iniciativa é resultado de uma atuação transparente e interessada em engajar a comunidade local.

Além dos projetos desenvolvidos em nossas frentes de atuação, investimos constantemente no desenvolvimento de soluções mais eficientes e sustentáveis. Um exemplo disso é o complexo portuário da UNITAPAJÓS - totalmente automatizado, que possui um sistema pioneiro de sustentação do píer na estação de transbordo de Miritituba. Isento de obras civis dentro do rio, o sistema reduz impactos ao meio ambiente, compensando as variações de nível do Rio Tapajós.